Conheça mais
Convidamo-lo a conhecer a Ilha da Madeira, uma ilha com uma história peculiar, um património rico, cores e sabores inconfundíveis, eventos únicos e cenários de cortar a respiração.
Deixe-se levar pela mística da beleza natural do Arquipélago e venha descobrir a ilha pelos olhos de quem cá vive e que conhece-a como ninguém.
Os nossos colaboradores como parte integrante da comunidade local são o parceiro ideal para planear as suas férias e ajudar a escrever uma página inesquecível na sua memória.
Atividades
Com temperaturas amenas, o clima permite a prática de diversas atividades e desportos ao longo de todo o ano, sejam elas por terra, pelo ar ou pelo mar.
BTT, canyoning, golfe, jeep safari, passeios a pé, parapente, coasteering, mergulho, observação de golfinhos e baleias, são algumas das atividades únicas que não irá se esquecer.
Para mais informações e reservas por favor informe-se na receção dos nossos hotéis.
Áreas Protegidas
Beneficiada de uma beleza e um património ímpar e o reconhecimento por parte da população de proteger o seu recurso mais valioso levou a que desde cedo se estabelecesse algumas reservas naturais na Ilha, a exemplo:
Ilhas Desertas – Um conjunto de 3 pequenas ilhas situadas a sudeste da Ilha da Madeira, formada por escarpas inclinadas, rochas e cinzas de cor avermelhada. É o lar de cerca de 30 exemplares de uma espécie de foca em vias de extinção popularmente conhecida por “Lobo-Marinho” ou “Foca Monge”, Tarântulas e outras espécies de répteis e aves marinhas.
Ilhas Selvagens – Situadas a 250 quilómetros da Ilha da Madeira possuem características únicas que levaram à proteção dos habitats naturais e da biodiversidade, nomeadamente das inúmeras espécies de aves marinhas que lá habitam.
Reservas Naturais do Garajau e Ponta de São Lourenço – A presença de uma fauna e flora peculiar nestas zonas onde podemos avistar alguns espécimes de Mantas, Jamantas e Meros levaram a que o Governo Madeirense definisse estas áreas como de importâncias patrimonial única e onde o acesso humano é controlado de forma a proteger estas espécies.
Tradição Cultural
Pouco mais do que 600 anos passaram desde a descoberta da Ilha da Madeira, mas foi tempo suficiente para dotar a Região de uma cultura, tradições e costumes ímpares.
Com a predominância da religião católica na Ilha como seria de esperar muitos costumes estão relacionados com este tema, falamos por exemplo das missas, dos “arraiais” (festas populares de celebração de cariz religioso) e das Bandas Filarmónicas.
O folclore e o traje regional é a manifestação genuína das da tradição cultural do povo madeirense.
O típico “bailinho”, com o seu ritmo, música e danças peculiares descrevem as tradições locais, o amor, a sátira e vivências.
Instrumentos tradicionais como a braguinha e a viola de arame completam a experiência que mais do que vista deve ser vivida, e os vilões como são conhecidos os bailarinos fazem questão de envolver o público na sua atuação.
Uma gastronomia rica caracterizada por uma paleta de sabores e cores exóticas faz a delícia dos nossos visitantes.
O “bolo do caco” com manteiga de alho, a espetada, o peixe-espada preto, o milho e as bebidas como a poncha, a niquita e o pé de cabra complicam sempre a decisão na escolha do menu.
Museus e Arqueologia
Os museus são a maior expressão da preservação da história da ilha, do seu desenvolvimento, da cultura, evolução económica e cultural bem como do impacto do povo madeirense que levou o nome da Ilha da Madeira a todos os Continentes.
Sugestões:
Núcleo Museológico, Rota da Cal – Localizado em São Vicente, este núcleo demonstra o percurso feito pelos trabalhadores do forno da cal há muitos anos. Pode ainda ser observado duas pedreiras de pedra calcária, um forno de cal e fósseis com mais de cinco milhões de anos.
Museu da Cidade do Açúcar – Um espaço dedicado a uma das fases mais marcantes da história da ilha conhecida como o ciclo do ouro branco, reflete a importância do açúcar como uma das mais importantes fontes de riqueza entre os séculos XV e XIX.
Museu da Baleia – Aqui retrata-se a história da caça à baleia na Região, com um valioso acervo demonstra as dificuldades e as vivências dos baleeiros. Aqui podem-se observar diversos utensílios e modelos de baleias e golfinhos.
Museu de Arte Sacra – Um dos mais antigos e bem preservados museus do Funchal, nele podemos observar coleções de pintura, escultura e ourivesaria do século XV e XVI de onde se destaca a arte Flamenga e a arte Portuguesa.
Promovemos junto dos nossos hóspedes uma estadia e visita responsável, com respeito pela cultura local, seus costumes, tradições e património ambiental.
Respeite as orientações das autoridades locais, não polua o meio ambiente, sempre que possível utilize transportes públicos.
A fauna na Ilha da Madeira desempenha um importante papel no equilíbrio da Natureza e despertam muitas vezes a curiosidade dos visitantes, respeite o seu espaço e proteja o seu habitat para que possamos todos viver em harmonia.
Aja sempre conscientemente, não corra riscos desnecessários para que todos possam desfrutar do melhor que a ilha tem para oferecer.
Os locais são muito liberais em relação à forma de vestir dos visitantes, no entanto o nudismo não é permitido na ilha.
Um dress code mais formal pode também ser exigido no acesso a certos Bares e Restaurantes.
Para mais informações consulte a nossa receção, o nosso staff tem um enorme orgulho e consciência da sorte em viver num lugar tão especial quanto a Ilha da Madeira e têm todo o gosto em partilhar com os nossos visitantes o seu conhecimento sobre a Região.
A vida é muito melhor quando se visita a Madeira!